Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sentada na poltrona do meu quarto, depois de uma pausa para orar e reflectir sobre os acontecimentos destes três últimos meses, tive uma visão ímpar .



Sentada na poltrona do meu quarto, depois de uma pausa para orar e reflectir sobre os acontecimentos destes três últimos meses, tive uma visão ímpar de que a água quando cai ela é límpida e transparente e nada se compara á sua pureza e leveza pois a água lava e purifica transforma e renova até um rosto abatido...
Posso sentir com clarividência, o poder curativo e transformador da água, ela regenera as células, ela ás vezes tb cai com um estrondo como nas cachoeiras ou nas quedas de água e todo o som ao nosso redor se torna inaudível, e passamos a escutar apenas a voz da água jorrando... Ao fechar os olhos contemplei esta visão, mas ao mesmo tempo imaginei Deus, sentado no Seu trono de glória e rios de água viva jorrando, lavando e limpando a minha vida e a vida de cada mãe e de cada pai que sente na alma o peso da dor e da impotência de ver cair por terra todos os esforços feitos na educação e na orientação de um filho ...Os nossos filhos crescem no temor do Senhor, mas as suas personalidades vão sendo vincadas pelas vivências o meio onde estão, sendo influênciados por tantas coisas nefastas e destruídoras que esta sociedade consumista oferece...Voltando ainda um pouco atrás, ao som da água jorrando, com aquele estrondo, podemos observar que a água se assemelha á voz de Deus, Ele quando fala, a voz é estrondosa, passamos a ouvi-Lo com nitidez, assim é com a sua palavra...Quanto mais nos achegamos a Ele e o buscamos mais nos esquecemos de tudo ao nosso redor porque a voz de Deus é como o som das águas que caiem como um entrondo e torna tudo inaudível ao nosso redor... Precisamos ouvir a voz de Deus, para que estejamos preparados para as coisas enganosas deste mundo... O nosso amado Deus, sempre olha para nós lá do alto e vê tudo aquilo que fazemos de bom e mau, e vai nos orientando quando escutamos a sua voz e atentamos á sua palavra, é também através da oração que ouvimos os sussurros do Espírito Santo direcionando e endireitando os nossos caminhos, é preciso estar com o pensamento nEle, para que não nos percamos, mas mais importante é preciso amar a Deus sobre todas as coisas...Ele vê tudo, porque está acima de tudo. Se nos comunicarmos com Deus regularmente e dissermos: Senhor, guia-me para que eu não caia, ele nos conduziria para longe dos nossos pensamentos e mudará as nossas atitudes. Tantas vezes, porém, não nos comunicamos com Deus, da forma que Ele espera que o façamos, pois estamos tão envolvidos com as coisas que queremos e julgamos certas que caminhamos lentamente para o abismo. Não ligamos para os Seus ensinamentos, vamos adiando, porque não nos queremos aborrecer com as situações e o tempo passa e aquela situação que inicialmente estava sob o nosso controle , torna-se num gigante que veio para nos destruir, enquanto que por comodismo fomos adiando para não nos incomodarmos... Não buscamos a sua direção em todo o tempo. Não lhe pedimos sabedoria. Não consideramos o ponto de vista dEle. E tantas vezes caímos no buraco por causa disso.

Ló, o sobrinho de Abraão, acabou por ser capturado pelo inimigo, pois escolheu viver numa terra que ele achou que fosse boa (Gn 13:10,11), mas ela ficava no meio de um povo perverso (Gn 13:13). Ele escolheu o que ele achou ser melhor, em vez do que era o melhor de Deus. Quantas vezes as pessoas saem da cobertura da proteção divina e desviam-se do melhor que Ele tem, tudo porque escolheram o que elas acharam melhor para a sua vida? Não pedem a sabedoria e a direcção dEle, caminham erradamente , têm consciência, trocam a protecção de Deus por momentos de prazer que acabam por custar um alto preço nas suas vidas...

Todos nós já fizemos isso uma vez ou outra, não é? E só porque somos do Senhor, isso não nos torna imunes a esse problema. Podemos pensar que conhecemos a vontade de Deus para uma situação hoje, por causa daquilo que foi a vontade dele da última vez que perguntamos. No entanto, a sua orientação anterior talvez não funcione agora. Precisamos de pedir em cada passo a protecção, sabedoria e direcção de Deus.
As vontades de Deus só podem ser discernidas no espírito. O homem natural, porém, não entende isso. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente(1 Co 2:14).

Concerteza que já observou que é notório quando alguém sem nenhuma sabedoria faz a coisa errada ou toma uma decisão insensata, não é verdade? As consequências que daí advêm são cristalinas para nós, mas o outro não as vê dessa forma. É sempre mais fácil enxergar a falta de sabedoria nos outros do que em nós mesmos. É precisamente por isso que devemos orar diariamente para que Deus nos dê sabedoria.
A sabedoria significa percepção e entendimento claros, nas decisões e atitudes a tomar, precisamos ter clarividência e ela vem pelo sentimento de paz que nos envolve... Significa saber como aplicar a verdade em todas as situações. É discernir o certo do errado. É ter bom juízo. É ser capaz de perceber quando estamos a aproximar-nos do perigo. É fazer a escolha certa ou tomar a decisão correcta. E só Deus sabe qual é ela. Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (Jo 16:13). Não fazemos a mínima idéia de quantas vezes a simples sabedoria salvou a nossa vida ou nos livrou do mal ou quantas vezes ela ainda o fará no futuro. É por isso que não podemos viver sem ela e precisamos pedi-la a Deus.

Precisamos orar:
Senhor, dá-me sabedoria em tudo o que eu fizer. Ajuda-me a andar em sabedoria a cada dia.

Vou citar algumas maneiras pelas quais,podemos alcançar sabedoria!!!

1-Devemos ler a palavra de Deus:

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento [...] então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus Pv 2:1,2,5.

2- Peçamos sabedoria:

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tg 1:5.

3- Reconheçamos o Senhor em todas as coisas:

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas Pv 3:6.

4- Ande em reverência diante de Deus:

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria Pv 9:10.

5- Dê ouvidos a pessoas sábias:

Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento Pv 22:17.

6- Valorize a sabedoria acima de tudo:

Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá Pv 4:5,6.

7- Ande em obediência:

Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade Pv 2:7.

8- Seja humilde:

Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria Pv 11:2.

9- Ame o seu próximo:

O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala" Pv 11:12.

10- Busque a sabedoria de Deus e não a do mundo:

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção 1 Co 1:30. Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação 1 Co 1:20,21.



Dez bons motivos para pedirmos sabedoria a Deus:

1- A fim de que possamos gozar longevidade, riqueza e honra:

O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra Pv 3:16.

2- A fim de que tenhamos uma vida boa:

Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. Pv 3:17.

3- A fim de que gozemos de vitalidade e felicidade:

E árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm Pv 3:18.

4- A fim de que possamos garantir a nossa protecção:

Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé Pv 3:23.

5- A fim de experimentarmos um descanso renovador: Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave Pv 3:24

6- A fim de venhamos a adquirir confiança:

Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos Pv 3:26.

7- A fim de termos segurança:

Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. [...] Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás Pv 4:6,12.

8- A fim de que possas ser exaltada:

Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará Pv 4:8.

9- A fim de ser protegida:

Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas Pv 2:10-12.

10- A fim de que possamos adquirir entendimento:

Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade Pv 1:5.


Busquemos o conselho de Deus!!!

É importante que busquemos sempre o conselho de Deus antes do conselho de qualquer outra pessoa. Não quero dizer que não deva aceitar o conselho de seu médico ou advogado que não sejam cristãos. Estou a dizer que antes de procurá-los, deve perguntar a Deus a quem você deve ir e então peça-lhe que dê a essa pessoa, sabedoria e conhecimento para ela lhe poder transmitir. Peça a Deus que lhe mostre se o conselho que está a receber ou orientação de uma fonte que não é do Senhor. Peça-lhe também que o afaste de qualquer conselho ímpio e o guie pelo caminho dos retos e sábios.

Muitas vezes com o meu orgulho ferido, volto para dentro de mim mesma e percebo que mesmo quando acho que sei alguma coisa, ainda assim não posso ficar muito convencida...

Vamos precisar de pedir sempre a Deus a sua sabedoria e aconselhar-nos com Ele sobre tudo, pois Ele é o único que conhece toda a verdade...

Senhor, venho diante de ti pedir permissão para entrar na sala do trono, vim para te adorar, para louvar e engrandecer o Teu Santo nome pois só Tu és digno de toda a honra toda a glória todo o louvor e adoração...

Peço-Te que tu me dês a tua sabedoria e entendimento em todas as coisas.
Sei que a sabedoria é melhor do que o ouro e a prudência, melhor do que a prata Pv 16:16, por isso, enriquece-me de sabedoria e prudência.
Obrigado por dares sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes (Dn 2:21).

Aumenta a minha sabedoria e o meu conhecimento, para que eu possa ver a tua verdade em todas as situações. Dá-me discernimento para cada decisão que devo tomar.
Senhor, ajuda-me a buscar sempre o teu conselho no temor do Senhor e a nunca procurar qualquer respostas no mundo ou em pessoas que não conhecem a tua palavra.

Quero agradecer-te Senhor, porque sei que me darás o conselho e a instrução de que preciso, mesmo durante o meu sono. Obrigado, Senhor, porque me farás ver os caminhos da vida (Sl 16:11).

Tenho prazer na tua lei e na tua Palavra. Ajuda-me a meditar nela dia e noite, e a considerá-la, dizê-la, decorá-la e colocá-la na minha alma e no meu coração. Senhor, sei que aquele que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo (Pv 28:26).

Senhor não quero confiar no meu próprio coração.
Quero confiar na tua Palavra e na tua instrução para que eu possa andar com sabedoria e jamais fazer coisas ignorantes ou insensatas. Faz de mim uma pessoa sábia.
Tu disseste na tua Palavra que tu reservas a verdadeira sabedoria para os retos (Pv 2:7).

Ajuda-me a andar com retidão, justiça e obediência aos teus mandamentos. Que eu jamais seja sábia aos meus próprios olhos, mas que sempre tenha temor de Ti. Mantém-me afastada do mal para que eu possa me apropriar da saúde e força prometidas na tua Palavra (Pv 3:7,8).

Dá-me sabedoria, conhecimento, entendimento, direção e discernimento de que preciso para manter-me longe dos planos do mal, a fim de que eu possa andar em segurança e não tropeçar (Pv 2:10-13). Senhor, sei que em ti todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (Cl 2:3). Ajuda-me a descobrir esses tesouros.

As Promessas de Deus para Mim
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conheci¬mento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.
Provérbios 9:10,11

A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.
Salmo 37:30,31

Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sor¬te de bens, preciosos e deleitáveis.
Provérbios 24:3,4

Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
Jeremias 33:3

E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Provérbios 2:3-6


Que o Senhor abençoe poderosamente a sua vida como me tem abençoado, nesta árdua caminhada...


Graça e Paz!!!

Por: [Alice Barros]

Sem comentários:

Enviar um comentário