Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

sábado, 2 de abril de 2011

A loucura da cruz!



“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Coríntios 1:18). Nesta única frase, Paulo expõe a perversa tendência humana para medir a revelação de Deus pelos padrões da sabedoria humana. Como Helmet Thielicke tem dito: “Quando os pensamentos de Deus estão na verdade acima dos nossos pensamentos, nós o consideramos rejeitado. Pois em todas as circunstâncias queremos que os nossos pensamentos sejam o programa pelo qual Deus opera.”

O problema é exacerbado quando nós consideramos que Deus tem revelado as profundezas da sabedoria supernatural em roupas de um trabalhador simples. Ele não falou conosco em “línguas de anjos” ou em “gemidos inexprimíveis”. Ao invés disso, ele tem empregado formas de pensamento humanos e vocabulário “formal” para mudar os nossos caminhos maus e mexer nas nossas almas. Alguns diziam de Paulo, “A presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível" (2 Coríntios 10:10). Exatamente como é, alguns têm pensado, que os apelos intensos das últimas palavras de um mártir (Atos 7:51), as lágrimas de um homem velho (Filipenses 3:18), as paródias de profetas, e as reprimendas suaves, porém firmes, de um carpinteiro galileu viraram o mundo de ponta cabeça? Além disso, a faceta central da mensagem é uma história escandalosa de um que seria Salvador morrendo na cruz! “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

O desprezo e escárnio de não-crentes causaram uma tendência reacionário de crentes em quererem desesperadamente vestir o evangelho em roupas filosóficas, para torná-lo mais respeitável. O apelo de Paulo para a igreja de Corinto, resumidamente, é, “Esta é a abordagem errada!” A realização humana é limitada. De vez em quando, um mero mortal fará uma grande descoberta. Galileu disse: “Eu dou infinitas graças a Deus por ser tão bondoso em fazer eu sozinho o primeiro observador de maravilhas mantidas escondidas na escuridão por todos os séculos anteriores.”

Estas descobertas não são nada em comparação com o poder do Criador Todo-Poderoso. Mais ainda, precisamos ser lembrados, como Paulo lembra os santos mundanos de Corinto, que Deus é Deus e o homem é homem (1 Coríntios 1:18 - 2:5), Os homens têm a inclinação de louvar o espírito humano. Uma mentalidade de que “podemos fazer qualquer coisa” parece invadir o pensamento humano. Contudo, a capacidade do homem de determinar a vontade de Deus não reside em seus próprios poderes sem auxílio. Nenhum mero mortal pode fabricar uma mensagem divina, não importando o quanto ele se esforce (Deuteronômio 30:11-14). Deus utilizou a “tolice”do evangelho para confundir a sabedoria do mundo, que “nenhum homem deve se orgulhar diante de Deus” (1:29).

Isto não quer dizer que a mensagem revelada falta o poder necessário para fazer o que foi pretendido fazer. A “Dissertação Nobre em Literatura” de 1972 de Aleksandr Solghenitsyn era direcionado a responder o que a literatura pode fazer “enfrentando o assalto de remorso” nas liberdades humanas. No auge da guerra fria, ele disse: “Uma palavra da verdade pesará mais que o mundo inteiro”. A verdade é mais poderosa que um arsenal nuclear, um governo agressivo ou uma rede bem unida de polícia secreta. Também é mais poderosa que moinhos de propaganda de Satanás, que continuam a produzir mentiras. Hugh Hewitt corretamente conjeturou, "Mas os crentes se ferem muito em superestimar os números puros de seus oponentes e em subestimar quanto são inseguros este oponentes na sua descrença coletiva” (O Crente Envergonhado, 35).

A verdade de Cristo não precisa ser reembalada em algo que a faça parecer mais respeitável aos pecadores, cujo orgulho os cega à luz. O que é necessário é um exército de soldados corajosos e dedicados da cruz que não serão silenciados pela zombaria do mundo – resumindo, cristãos que “em nada estejais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” (Filipenses 1:28).

por: Mike Wilson

Sem comentários:

Enviar um comentário