Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

Elevo os meus olhos para o céu , de onde vem o meu socorro!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A menina do lago!





Era manhã no rosto de um dia-amor,
diante do olhar do meu pensamento
avistava um prado verdejante
onde um menino saltitava e corria.

Tinha na cabeça a melodia dos sonhos
na mão um fio de cordel, um gafanhoto
e umas pedrinhas cobertas de musgo,
no rosto o sorriso não cabia no infinito,
e no peito o coração, como um sino batia
anunciando um dia pleno de satisfação.

De braços abertos o menino, subia
o sopé da colina, como uma ave corria
e num gesto livre, fechava os olhos
e voava no sonho do seu pensamento.

Quando abriu os olhos, tinha aterrado
em cima de um jardim de madressilvas...

O castor, o coelho, a raposa, a cotovia,
o esquilo, o urso, o mocho, o macaco
e a girafa juntaram-se para olhar o menino
que soltava sonoras gargalhadas
e se reuniram a ele naquela manhã
que prometia um dia pleno de aventuras.

A alegria instalara-se no ar, o borburinho
dos animais, o chilrear dos passarinhos,
a melodia das árvores e o sopro da brisa
juntaram-se ao rio que mansamente
os acolhia no seu leito, que fazia as delícias
do dia que prometia.

O menino levantou-se, para lavar o rosto
e debruçou-se no rio que transparente
lhe oferecia uma água tão cristalina,
maravilhado com a pureza da água
refrescava-se, quando abriu os olhos,
e se preparava para sair, olhou paralisado
para o reflexo que viu à superfície da água.

Logo naquele instante se virou para trás
á procura do rosto que estava ali bem detrás
do seu, espelhado na água, mas nada além
do seu encontrou, e no seu interior,
uma dúvida angustiante o assolou,
aproximou o seu rosto ainda incrédulo,
para mais uma vez contemplar o fundo do lago.

Com os olhos rasos de água, agora mais nítida,
podia ver a imagem da menina,
bem ao seu lado espelhada, no fundo do lago,
para não voltar a perdê-la,
confuso e apreenssivo pediu-lhe:

- Menina do lago, mostra o teu rosto
junto do meu, fora do espelho do lago,
porque não te alcanço ao meu lado?

Logo a menina acudindo ao gemido,
que brotava do coração dos olhos do menino,
lhe respondeu:

-Menino dos meus sonhos, só poderei ficar
ao teu lado fora do lago, se ergueres os olhos
ao céu e num gemido-oração, fizeres apenas
três pedidos que de imediato verás respondidos.

O menino olhou para o céu, agasalhou
os pedidos no seu coração embalou-os em oração
e as palavras que proferia
derramavam do Espírito que confiante pedia:

-Pai! O que faço se a menina do lago
não puder ao meu lado permanecer?

-Se for da Tua vontade Pai,
deixa a menina do lago dos meus olhos, viver!

Este foi o primeiro pedido do menino,
mais uma vez, fechou os olhos
e no fogo que queimava no seu peito,
uma chama quente invadiu todo aquele lugar
e o menino continuou a orar e dizia:

-Pai! Todas as vontades por Ti são dirigidas,
todos os sonhos coloquei aos Teus pés
e nesta manhã eu quero apenas agradecer-Te
por me Teres dado a possibilidade
de a menina do lago poder conhecer,
obrigado meu Pai!

O menino olhou para todos os lados,
para ver o que acontecia e justamente consigo,
estavam todos ajoelhados, os animaizinhos
do bosque que a ele se tinham reunido
e numa reverência contida soltavam grunhidos
de louvores e adoração libertando toda a aflição,
do mais profundo do coração e a paz os envolvia.

Novamente e pela terceira vez, o menino
se ajoelhou e formulou o último pedido:

-Pai, eu agradeço-Te por tudo aquilo
que me tens permitido viver que todos
os meu sonhos alinhados com os Teus
se concretizem agora e nada mais
te peço meu Pai, mas que se libertem
todos os sonhos que sonhaste para mim!

Naquele instante, os olhos do menino
inundavam o lago que crescia, crescia,
sem parar ...
Com as lágrimas a derramar e como num dilúvio
se unia ao céu ali bem diante do olhar atónito,
com que todos se encontravam,
o céu agora era o lago e o lago era o céu.

A menina rompendo o véu, dava agora a mão
ao menino que a acolhia com um enorme sorriso,
na sua mão direita tinha uma rosa branca
beijou-a, e colocou-a nos seus cabelos,
e enquanto ela lhe sorria o lago e o céu
se abriam em celebração por mais uma etapa vencida.

Alice Barros


Re: A menina do lago! P/ Alice

Querida amiga Alice :

"ao menino que a acolhia com um enorme sorriso,na sua mão direita tinha uma rosa branca beijou-a , e colocou-a nos seus cabelos" .

Era uma vez uma rosa , apenas uma , no mais imenso jardim , tão imenso que face àquela única flor ele mais parecia um deserto.E ela,a rosa, um óasis no meio dele ! Num dia de tempestade um grão de areia voou pelos ares vermelhos daquele espaço árido e quando o vento iniciou o seu abrandamento que quase o parou , o grão aterrou sobre uma das muitas delicadas nervuras que deliniavam a alvura de branco florida daquela vida da primavera ...
O mundo deu meia-volta e ambos caíram do outro lado ... no lago ... Foi então que perguntaram :
- O que nos aconteceu ?
Uma estrela sorrindo disse-lhes :
- Ainda que o mundo seja um deserto , tendes o vosso lago porque não haveria terras sem o grão nem céus sem a rosa.Assim como não haveria meninos e meninas sem a água ...

...

Parece que a história que te conto não tem fim ...

Mas , que são azuis os lagos e cristalina é a luz das estrelas ... espera-se ... o que vem ... dizendo ...

- Os Olhos são a água que lava os oceanos da alma ... e onde ondulam as marés eternas do coração ...

Assim foi uma vez ; assim será outra e outra e mais outra vez e assim sucessivamente até ao instante que lavará o olhar de Deus e em que Deus purificará todos os olhares , de todas por uma vez !...

Beijos amiga querida!


Sommerville


Creative Commons License
Atelier de jesus by Alice Barros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Sem comentários:

Enviar um comentário